19 março, 2014

Mulheres reais em Barbie ou ao contrário

Parece que criaram uma barbie à imagem real de uma mulher comum. O artista e pesquisador Nickolay Lamm, decidiu juntar a arte e a pesquisa para criar bonecas em tamanho real, utilizando uma impressora 3D e partindo das medidas da cintura, pernas, braços, e até cabeça de uma jovem norte-americana comum, de 19 anos. A barbie é a boneca mais famosa do mundo, e é também forte alvo de criticas por ter medidas irreais para qualquer mulher. Apesar de ser apenas uma boneca, a barbie é vista por muitas mulheres como uma referência de corpo ideal. Como forma de contrariar a a tendência que existe para comparar o corpo feminino real ao de uma boneca, foi criado este novo modelo, que tenta aproximar as jovens meninas à realidade. Sinceramente tenho sérias duvidas se esta ideia vai resultar. Na minha infância tive algumas barbies, e hoje ainda as tenho, foram dos poucos brinquedos que guardei; e sempre vi a barbie apenas como uma boneca. Apenas isso, uma simples boneca, que só tem como utilidade brincar, até lhes pintei o cabelo e pus piercings! Portanto, acho que a mudança passa muito pela ideia que foi criada em volta desta boneca, se a mesma for apresentada apenas como um brinquedo e não um ideal de beleza, acho que temos o problema resolvido, espero eu. Ainda não vi a barbie de acordo à imagem real feminina, mas estou muito curiosa. Já viram alguma? E o que acham desta nova boneca?


1 comentário:

  1. eu, tal como tu, sempre vi a barbei como uma simples boneta. pentear, vestir e despedir. comecei a criar os primeiros modelos de roupa para a barbei, o gosto pela costura começou assim. nunca a vi como um referencia. ainda não vi nenhuma destas novas bonecas, mas, aos meus olhos, parece estranha. não sei, olho para ela e parece uma imitações rasca da verdadeira barbie. (agora vou ser parva) mas se a boneca é a imagem da mulher, então eu tenho muito para sofrer no ginasio porque não tenho aquele bumbum, o meu é "não existente"! xD beijinho.

    http://chocolaterosamenta.blogspot.pt/

    ResponderEliminar